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Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

SILVA, André Gustavo Ferreira da; ARAUJO, Erika Ferrez  y  SANTOS, Jaqueline Calixto dos. Representando a moderna caridade: a instituição dos Salesianos no Recife (1892-1906). Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp.716-731. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-10.

Investiga-se o modo da incorporação dos Salesianos no contexto do processo de modernização pernambucana. Recortam-se os anos de 1892 a 1906, que correspondem às mobilizações para a vinda da ordem à Recife e culmina com o lançamento do Estatuto do Colégio. Metodologicamente, escora-se no conceito de representação (CHARTIER, 1990), por possibilitar o desenho do poder de um grupo através das expressões que lhes são características. Onde, as variações encontradas entre as promessas lançadas nas mobilizações e o modo curricular expresso no Estatuto, documentam as práticas dos grupos relacionados aos Salesianos e à Igreja. Conclui-se que, a instalação dos Salesianos em Recife se insere na chamada modernização conservadora (EISENBERG, 1977). O ensino ofertado representava a caridade em termos da inserção do “pobre” na “vida digna e honesta dos ofícios”. Todavia, reproduzia a tradicional composição social ao representar a prestação de um moderno serviço: ofertar aos pobres um ofício.

Palabras clave : Modernidade; Educação Católica; Educação Profissional; Salesianos; Recife.

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