SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3A História do Curso de Pedagogia do Instituto Educacional Dom Bosco de Santa Rosa/RSA Instalação do Gabinete de Física no Liceu de Humanidades de Campos (1895-1920): analisando os vestígios materiais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

PERIOLI JUNIOR, Eduardo  e  SILVA, Vivian Batista da. Uma história da língua portuguesa no ensino médio: a construção da excelência dos livros didáticos no PNLD (1990-2010). Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp.745-769. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-12.

Este artigo constrói uma história da Língua Portuguesa no Ensino Médio, tomando como fonte principal e objeto o Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Entendendo essa matéria como uma disciplina escolar entre as mais presentes no currículo da Escola Básica, inclusive a de nível médio, não se atenta aqui apenas para os seus conteúdos, tal como eles são dados no programa. A pergunta aqui colocada recai sobre uma dimensão específica, que é a das orientações que autoridades do Ministério da Educação e especialistas dão aos professores na escolha dos livros didáticos adotados para ensinar a disciplina. De que maneira o Guia do PNLD concebe a Língua Portuguesa para o Ensino Médio? Quais conteúdos privilegia? Quais procedimentos didáticos sugere? Quais critérios estabelece para a “excelência” de alguns títulos que indica para as aulas? Essas são as questões que norteiam o presente artigo.

Palavras-chave : PNLD; Disciplina Escolar; Livro-Didático; Língua Portuguesa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )