SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Una historia de la lengua portuguesa en la enseñanza media. la construcción de la excelencia de los libros didácticos en el PNLD (1990-2010).Por una sensibilidad objetiva: Tavares Bastos y la Educación en el Imperio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

BEIRAL, Josilandia de Oliveira; MARTINEZ, Silvia Alicia  y  OLIVEIRA, Fernando José Luna de. A Instalação do Gabinete de Física no Liceu de Humanidades de Campos (1895-1920): analisando os vestígios materiais. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp.770-787. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-13.

No presente trabalho foi realizado um estudo acerca de uma importante instituição de ensino no cenário nacional do século XIX, o Liceu de Humanidades de Campos, localizado na cidade de Campos dos Goytacazes. A pesquisa se concentrou na análise do período de instalação do gabinete de ciências físicas no final do século XIX e início do século XX, período em que o ensino de ciências recebia maior destaque em função de movimentos que ocorriam no cenário mundial e também na identificação de alguns dos equipamentos de laboratório. Para sua realização foram analisados documentos variados ainda existentes na instituição como documentos, fotografias e objetos utilizados no gabinete de Física, muitos dos quais podem ser entendidos como vestígios materiais. O estudo do período de implantação dos gabinetes e a análise dos equipamentos puderam proporcionar um conhecimento mais amplo dos fundamentos e das práticas do ensino de Física no período estudado.

Palabras clave : Gabinetes de Física; Cultura Material; Liceu de Humanidades de Campos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )