SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Establishing a physics teaching laboratory at the Humanities Liceum of Campos (1895-1920): an analysis of some material remainsHistory and Educational Memory. The Maestro Josino de Oliveira State School of Frutal, Minas Gerais, Brazil (1965-1976) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

HAMDAN, Juliana Cesário. Por uma sensibilidade objetiva: Tavares Bastos1 e a Educação no Império. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp.788-800. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-14.

O texto a seguir foi escrito com Aureliano Candido Tavares Bastos a quatro mãos. Começou quando ele escreveu, em 1866, a lista de apontamentos que expressariam suas ideias sobre a instrução no Império, e continuou comigo, na condição de historiadora, por meio de uma determinada forma de operação historiográfica. Aqui, em 2017, reescrevi suas notas procurando recuperar que tipo de lógica, de pensamentos e de ideias poderiam estar sustentando os apontamentos feitos pelo político. Para esse objetivo, o texto foi escrito na primeira pessoa do singular, da mesma forma como foi escrito pelo autor, na maioria das vezes, quando faz referência a si próprio. Para além de uma atualização do discurso e da língua, trata-se de uma narrativa que pretende fazer emergir com maior força a presença do sujeito e colocar no nível mais imperceptível possível a presença do historiador ou ainda das categorias interpretativas.

Keywords : Tavares Bastos; Manuscritos Sobre Educação; Produção de Presença.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )