SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3The Universalistic Education of Agostinho da Silva“Lancasterian Punishments” in the Province of Minas Gerais (1829) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

SILVA, Stella Sanches de Oliveira. A conservação de acervos e/ou arquivos em instituições escolares de Mato Grosso do Sul: busca por uma herança educativa. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp.832-845. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-17.

Trago para investigação o caso de três estabelecimentos quanto ao modo como cuidaram (ou não) de seus acervos. Ao frequentar os espaços onde estava guardada sua documentação, percebi que, em cada uma das instituições, o trato e o entendimento do significado daqueles papéis, que não tinham mais uso no tempo presente, eram diferenciados. As três instituições têm seus acervos reunidos em um espaço físico denominado pelo estabelecimento de “arquivo”. Mas qual sua realidade? As instituições têm se ocupado em pensar esse espaço como um status de “arquivo escolar”? A partir dessas duas questões, procuro analisar de que maneira as práticas de preservação da escrituração escolar revelam a busca por uma herança educativa. Os arquivos escolares têm importância de guardar e preservar a história das instituições e assim transmitir uma herança educativa. Herança educativa como um legado a ser transmitido pela divulgação e conhecimento da produção cultural de uma sociedade.

Keywords : Acervo; Arquivo Escolar; Preservação; Herança Educativa.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )