SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3La conservación de acervos y/o archivos en instituciones escolares de Mato Grosso do Sul: búsqueda de una herencia educativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

OLIVATO, Laís. “Castigos Lancasterianos” na Província de Minas Gerais (1829). Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp.846-858. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-18.

O objetivo da transcrição do folheto Castigos Lancasterianos, publicado em Ouro Preto em 1829, é contribuir para os estudos da educação mineira da primeira metade do século XIX. Em consonância com as políticas educacionais do início do Império brasileiro, a resolução para essa impressão dada pelo Conselho do Governo da Província de Minas Gerais demonstra a preocupação local com a regulação das práticas escolares a partir da Lei de 15 de outubro de 1827. Constituído por uma listagem de dez tipos de castigos morais e uma pequena descrição sobre a configuração da indisciplina escolar, esse documento era destinado aos professores públicos da província. Além disso, a elaboração desse material em Minas Gerais se relacionava com a publicação de manuais de ensino lancasteriano que circularam na Europa e na América nessa mesma época e, portanto, dialogava com a política transnacional de difusão desse método de ensino iniciada na Inglaterra.

Palabras clave : Castigos Lancasterianos; Ensino Mútuo; Punição Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )