SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Sherlock Holmes entra en el corazón de un libro de texto. Arqueología de um manual para los maestros de principios del siglo XIX en ItaliaExaminen todo y retengan lo que es bueno: el manual “Fundamentos de la Educación” de Amaral Fontoura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

LORENZ, Karl. Introdução à Pedagogia Jesuíta no Brasil Colonial. Educação Humanista e o Ratio Studiorum. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp.25-50. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-3.

Em 1599 a Sociedade de Jesus aprovou o Ratio atque Institutio Studiorum Societatis Iesu ("Metodo e Sistema de Estudos da Companhia de Jesus”). O documento delineou as políticas, os procedimentos administrativos, os currículos e as práticas de ensino em suas instituições educacionais na Europa e no exterior. Uma parte da Ratio detalhou um programa de estudos das línguas e da literatura clássica. O objeto deste estudo é o programa das letras humanas e o foco da análise é o comportamento profissional do professor jesuíta responsável por sua implementação. Este trabalho identifica as ações que um jesuíta brasileiro teria demonstrado quando ensinando as humanidades em um colégio brasileiro nos séculos 17 e 18. Suas ações e atividades pedagógicas são inferidas das "Regras comuns para os professores das classes mais baixas" explicitadas no Ratio Studiorum.

Palabras clave : Companhia de Jesus; Ratio Studiorum; Currículos; Práticas de Ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )