SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Sherlock Holmes entra no coração de um livro de texto. Arqueologia de um manual para professores do início do Século XIX na ItáliaExaminai tudo e retende o que é bom: o manual “Fundamentos da Educação” de Amaral Fontoura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

LORENZ, Karl. Introdução à Pedagogia Jesuíta no Brasil Colonial. Educação Humanista e o Ratio Studiorum. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp.25-50. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-3.

Em 1599 a Sociedade de Jesus aprovou o Ratio atque Institutio Studiorum Societatis Iesu ("Metodo e Sistema de Estudos da Companhia de Jesus”). O documento delineou as políticas, os procedimentos administrativos, os currículos e as práticas de ensino em suas instituições educacionais na Europa e no exterior. Uma parte da Ratio detalhou um programa de estudos das línguas e da literatura clássica. O objeto deste estudo é o programa das letras humanas e o foco da análise é o comportamento profissional do professor jesuíta responsável por sua implementação. Este trabalho identifica as ações que um jesuíta brasileiro teria demonstrado quando ensinando as humanidades em um colégio brasileiro nos séculos 17 e 18. Suas ações e atividades pedagógicas são inferidas das "Regras comuns para os professores das classes mais baixas" explicitadas no Ratio Studiorum.

Palavras-chave : Companhia de Jesus; Ratio Studiorum; Currículos; Práticas de Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )