SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Introducción a la Pedagogía Jesuita en Brasil Colonial. Educación Humanista y el Ratio Studiorum“Hacia una Escuela Nueva. Unidades de capacitación docente”: manual de orientación para el profesor rural Colombiano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

VECHIA, Ariclê. Examinai tudo e retende o que é bom: o manual “Fundamentos da Educação” de Amaral Fontoura. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp.51-70. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-4.

Nas primeiras décadas do século XX, os educadores brasileiros se apropriaram de um conjunto de ideias de renovação educacional que convencionamos chamar de Escola Nova. As ideias “escolanovistas”, permeadas por diferentes vertentes de pensamento, nortearam as reformas educacionais e as práticas educativas até os anos 1960. Nesse programa de reformas educacionais, a publicação de livros foi uma das principais estratégias para divulgar valores e conhecimentos destinados a conformar a prática docente. A partir de meados dos anos 1940 houve uma renovação das preocupações com os aspectos teórico e metodológico da formação de professores, sendo que os manuais pedagógicos assumiram a função de guia para o professor. Alguns de seus autores eram “escolanovistas”, de vertente católica, como Amaral Fontoura, autor do manual Fundamentos da Educação, a primeira obra da Coleção Biblioteca Didática Brasileira assinada por ele e que teve grande aceitação nas Escolas Normais do país.

Palabras clave : Manuais Pedagógicos; Formação de Professores; Escola Nova; Pensamento Católico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )