SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Prove all things; hold fast that which is good: the “Manual Education Principles of Education” by Amaral FontouraComponents of composition: descriptions, narrations, letters, etc. by Guilherme do Prado (1895) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

QUINTERO, Sara Evelin Urrea  and  SA, Elizabeth de. “Hacia una Escuela Nueva. Unidades de capacitación docente”: manual de orientação para o professor rural Colombiano. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp.71-84. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-5.

Escuela Nueva é um programa educacional pensado especificamente para a zona rural colombiana, nascido nos anos 1970 e vigente até os dias atuais. A utilização de livros escolares é uma das suas principais características, tanto para o consumo dos alunos no seu processo de aprendizagem, quanto para a formação do professor, inteirando-o sobre as características do modelo escolar e de como agir adequadamente nele. O presente artigo tem como objetivo analisar o manual para a formação dos professores denominado: “Hacia una Escuela Nueva. Unidades de capacitación docente” visando compreender as representações (CHARTIER, 1991) de ruralidade e de professor rural inscritos nele. Na análise foi possível perceber que o modelo pode se vincular com o ruralismo pedagógico, não só por utilizar como pano de fundo a vida camponesa, mas pelo seu caráter nomeadamente prático. Ditas pedagogias revelam representações sobre o rural que o compreendem como um cenário pacífico, harmonioso, livre de conflito e com uma forte presença do Estado.

Keywords : Manuais Pedagógicos; Escuela Nueva; Educação Rural; Professor Rural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )