SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Examinen todo y retengan lo que es bueno: el manual “Fundamentos de la Educación” de Amaral FontouraPrincipios de composición: descripciones, narraciones, cartas etc. por Guilherme do Prado (1895) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

QUINTERO, Sara Evelin Urrea  y  SA, Elizabeth de. “Hacia una Escuela Nueva. Unidades de capacitación docente”: manual de orientação para o professor rural Colombiano. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp.71-84. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-5.

Escuela Nueva é um programa educacional pensado especificamente para a zona rural colombiana, nascido nos anos 1970 e vigente até os dias atuais. A utilização de livros escolares é uma das suas principais características, tanto para o consumo dos alunos no seu processo de aprendizagem, quanto para a formação do professor, inteirando-o sobre as características do modelo escolar e de como agir adequadamente nele. O presente artigo tem como objetivo analisar o manual para a formação dos professores denominado: “Hacia una Escuela Nueva. Unidades de capacitación docente” visando compreender as representações (CHARTIER, 1991) de ruralidade e de professor rural inscritos nele. Na análise foi possível perceber que o modelo pode se vincular com o ruralismo pedagógico, não só por utilizar como pano de fundo a vida camponesa, mas pelo seu caráter nomeadamente prático. Ditas pedagogias revelam representações sobre o rural que o compreendem como um cenário pacífico, harmonioso, livre de conflito e com uma forte presença do Estado.

Palabras clave : Manuais Pedagógicos; Escuela Nueva; Educação Rural; Professor Rural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )