SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Examinai tudo e retende o que é bom: o manual “Fundamentos da Educação” de Amaral FontouraPrincípios de composição: descripções, narrações, cartas etc. por Guilherme do Prado (1895) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

QUINTERO, Sara Evelin Urrea  e  SA, Elizabeth de. “Hacia una Escuela Nueva. Unidades de capacitación docente”: manual de orientação para o professor rural Colombiano. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp.71-84. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-5.

Escuela Nueva é um programa educacional pensado especificamente para a zona rural colombiana, nascido nos anos 1970 e vigente até os dias atuais. A utilização de livros escolares é uma das suas principais características, tanto para o consumo dos alunos no seu processo de aprendizagem, quanto para a formação do professor, inteirando-o sobre as características do modelo escolar e de como agir adequadamente nele. O presente artigo tem como objetivo analisar o manual para a formação dos professores denominado: “Hacia una Escuela Nueva. Unidades de capacitación docente” visando compreender as representações (CHARTIER, 1991) de ruralidade e de professor rural inscritos nele. Na análise foi possível perceber que o modelo pode se vincular com o ruralismo pedagógico, não só por utilizar como pano de fundo a vida camponesa, mas pelo seu caráter nomeadamente prático. Ditas pedagogias revelam representações sobre o rural que o compreendem como um cenário pacífico, harmonioso, livre de conflito e com uma forte presença do Estado.

Palavras-chave : Manuais Pedagógicos; Escuela Nueva; Educação Rural; Professor Rural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )