SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Components of composition: descriptions, narrations, letters, etc. by Guilherme do Prado (1895)Diologues between the author and the teacher: reading the “Arithmetica Elucidativa” by Nelson Benjamim Monção author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

ARAUJO, José Carlos Souza. Manuais Pedagógicos em Comparação: Cours Pratique de Pédagogie, de Daligault (1851), e Compêndio de Pedagogia, de B. J. M. Cordeiro (1874). Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp.101-115. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-7.

O objeto dessa investigação é de caráter comparativo, e envolve dois manuais pedagógicos, destinados à formação docente, que vieram a público no Brasil na segunda metade do século XIX, um de origem francesa, e o outro brasileira. Serão privilegiadas as concepções de Educação, ângulo teórico da Pedagogia, neles presentes. Seus autores são, pela ordem, Jean-Baptiste Daligault e Braulio Jayme Muniz Cordeiro. Tais manuais serão enfocados como expressões singulares da Pedagogia da Essência, através da vertente humanista cristã, mas encontram-se assentados em relações culturais, políticas, religiosas, educacionais e escolares. De um lado, são singulares em relação à totalidade social, constituindo-se como compartilhantes do processo de formação e qualificação docente no Brasil, àquela altura ainda através das escolas de primeiras letras; de outro, em termos de totalidade social, estão radicados em concepções fundadas na Antropologia, na Ética, na Metafísica de caráter teológico, na Política, no Civismo, na Teologia, na Pedagogia, porém demarcadas pela visão de mundo cristã.

Keywords : Pedagogia; Manuais Pedagógicos; Formação de Professores; Escolas Normais; Teorias Pedagógicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )