SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Principios de composición: descripciones, narraciones, cartas etc. por Guilherme do Prado (1895)Diálogos entre autor y maestro: una lectura de “Arithmetica Elucidativa” de Nelson Benjamim Monção índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

ARAUJO, José Carlos Souza. Manuais Pedagógicos em Comparação: Cours Pratique de Pédagogie, de Daligault (1851), e Compêndio de Pedagogia, de B. J. M. Cordeiro (1874). Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp.101-115. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-7.

O objeto dessa investigação é de caráter comparativo, e envolve dois manuais pedagógicos, destinados à formação docente, que vieram a público no Brasil na segunda metade do século XIX, um de origem francesa, e o outro brasileira. Serão privilegiadas as concepções de Educação, ângulo teórico da Pedagogia, neles presentes. Seus autores são, pela ordem, Jean-Baptiste Daligault e Braulio Jayme Muniz Cordeiro. Tais manuais serão enfocados como expressões singulares da Pedagogia da Essência, através da vertente humanista cristã, mas encontram-se assentados em relações culturais, políticas, religiosas, educacionais e escolares. De um lado, são singulares em relação à totalidade social, constituindo-se como compartilhantes do processo de formação e qualificação docente no Brasil, àquela altura ainda através das escolas de primeiras letras; de outro, em termos de totalidade social, estão radicados em concepções fundadas na Antropologia, na Ética, na Metafísica de caráter teológico, na Política, no Civismo, na Teologia, na Pedagogia, porém demarcadas pela visão de mundo cristã.

Palabras clave : Pedagogia; Manuais Pedagógicos; Formação de Professores; Escolas Normais; Teorias Pedagógicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )