SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Pedagogical Manuals in Comparison: Cours Pratique de Pédagogie, de Daligault (1851),and Compêndio de Pedagogia of B. J. M. Cordeiro (1874)The development of technical and scientific professional education systems: an analysis through activity theory using Engeström’s historical type model. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

DASSIE, Bruno Alves. Diálogos entre autor e professor: uma leitura da “Arithmetica Elucidativa” de Nelson Benjamim Monção. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp.116-138. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-8.

Atualmente diferentes orientações aos professores sobre o livro didático são elaboradas e publicadas separadamente sob a denominação de manual do professor. No entanto, antes da confecção desse impresso, na década de 1960, é possível encontrar ao longo do livro didático no Brasil orientações destinadas aos docentes. Nessa perspectiva, este artigo tem por objetivo analisar o livro Arithmetica Elucidativa, de Nelson Benjamim Monção, com primeira edição datada em 1923. Consideramos que este livro foi originalmente destinado aos professores, e posteriormente também aos alunos. Mesmo com essa ampliação do destinatário, a leitura dos elementos paratextuais nos leva a um conjunto de orientações de naturezas distintas, utilizadas como estratégias para a constituição de diálogos entre autor e professor.

Keywords : “Arithmetica Elucidativa”; Livro Didático; Manual do Professor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )