SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Diologues between the author and the teacher: reading the “Arithmetica Elucidativa” by Nelson Benjamim MonçãoRole played by Dr. Jaime Caiceo Escudero in the creation and initial gestation of the DUOC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

CAMPOS, Dilhermando Ferreira  and  PINTO, Márcia Maria Fusaro. O desenvolvimento dos sistemas de formação técnico-científica: uma análise pela teoria da atividade usando o modelo de tipos históricos de Engeström. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp.139-152. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-9.

A necessidade de disseminar a formação técnico-científica advinda com o modo de produção moderno foi um fator influente no estabelecimento dos atuais sistemas de ensino. A partir de uma perspectiva mais utilitária dada à educação, responsável por muitas características do currículo e das práticas escolares, o modelo educacional foi se adequando às novas demandas e níveis de organização social. Para compreender melhor esse processo e seus conflitos internos, utilizaremos os conceitos da teoria da atividade, mais especificamente o modelo de tipos históricos elaborado por Y. Engeström para sistematizar a evolução de uma atividade ao longo da história.

Keywords : Teoria da Atividade; História da Educação; Formação Técnico-Científica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )