SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Diálogos entre autor e professor: uma leitura da “Arithmetica Elucidativa” de Nelson Benjamim MonçãoPapel desempenhado pelo Dr. Jaime Caiceo Escudero na criação e na implementação do DUOC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

CAMPOS, Dilhermando Ferreira  e  PINTO, Márcia Maria Fusaro. O desenvolvimento dos sistemas de formação técnico-científica: uma análise pela teoria da atividade usando o modelo de tipos históricos de Engeström. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp.139-152. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-9.

A necessidade de disseminar a formação técnico-científica advinda com o modo de produção moderno foi um fator influente no estabelecimento dos atuais sistemas de ensino. A partir de uma perspectiva mais utilitária dada à educação, responsável por muitas características do currículo e das práticas escolares, o modelo educacional foi se adequando às novas demandas e níveis de organização social. Para compreender melhor esse processo e seus conflitos internos, utilizaremos os conceitos da teoria da atividade, mais especificamente o modelo de tipos históricos elaborado por Y. Engeström para sistematizar a evolução de uma atividade ao longo da história.

Palavras-chave : Teoria da Atividade; História da Educação; Formação Técnico-Científica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )