SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Role played by Dr. Jaime Caiceo Escudero in the creation and initial gestation of the DUOCDeath and civic pedagogy in the portuguese republican context: the funerals of “prominent dead” in the early decades of the XXth century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

BARROS, Fernanda  and  CARVALHO, Carlos Henrique de. O Ensino Secundário para as elites goianas: Lyceu de Goyaz 1906-1914. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp.177-197. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-11.

Este artigo pretende apresentar considerações sobre o ensino secundário no Lyceu de Goyaz, no período de 1906 a 1914. Nossa análise se ancorou na legislação educacional do Império e da República. Num primeiro momento abordamos a gênese do ensino secundário no Brasil, compreendendo os anos após a independência do país, quando busca-se consolidar o Estado Moderno Brasileiro. Já no instante posterior tem-se a criação de várias escolas normais, principalmente entre 1871 e 1884. Mas é no cenário da República que se insere o Lyceu de Goyaz, com a permissão da equiparação ao Collegio de Pedro II, já no contexto da Reforma Epitácio Pessoa, pelo Decreto n. 3.890 de 01/01/1901. Neste contexto, objetivamos, dessa forma, compreender alguns aspetos que nortearam a ação educativa do Lyceu de Goyaz, dirigida à formação das elites goianas no período em tela.

Keywords : Ensino Secundário; Elites; Lyceu; Lyceu de Goyaz.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )