SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Rol desempeñado por el Dr. Jaime Caiceo Escudero en la creación y gestación inicial del DUOCMuerte y pedagogía cívica en el contexto republicano portugués: los funerales de los "grandes muertos" en las primeras décadas del Siglo XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

BARROS, Fernanda  y  CARVALHO, Carlos Henrique de. O Ensino Secundário para as elites goianas: Lyceu de Goyaz 1906-1914. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp.177-197. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-11.

Este artigo pretende apresentar considerações sobre o ensino secundário no Lyceu de Goyaz, no período de 1906 a 1914. Nossa análise se ancorou na legislação educacional do Império e da República. Num primeiro momento abordamos a gênese do ensino secundário no Brasil, compreendendo os anos após a independência do país, quando busca-se consolidar o Estado Moderno Brasileiro. Já no instante posterior tem-se a criação de várias escolas normais, principalmente entre 1871 e 1884. Mas é no cenário da República que se insere o Lyceu de Goyaz, com a permissão da equiparação ao Collegio de Pedro II, já no contexto da Reforma Epitácio Pessoa, pelo Decreto n. 3.890 de 01/01/1901. Neste contexto, objetivamos, dessa forma, compreender alguns aspetos que nortearam a ação educativa do Lyceu de Goyaz, dirigida à formação das elites goianas no período em tela.

Palabras clave : Ensino Secundário; Elites; Lyceu; Lyceu de Goyaz.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )