SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Death and civic pedagogy in the portuguese republican context: the funerals of “prominent dead” in the early decades of the XXth centuryThe citizenship on the Brazilian Magazine of Pedagogical Studies: publications between 1995 and 2013 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

BARREIRA, Luiz Carlos. Educar ou instruir? Narrativas anarcossindicalistas nos primeiros anos da República Portuguesa: Revista Lumen (Lisboa, 1911-1913). Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp.213-231. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-13.

Este artigo focaliza as ações de um grupo de intelectuais portugueses no início do século XX que se apresentava como anarcossindicalista. Autodenominado Grupo Lumen, suas ações visavam à formação do ser social. Dentre tais ações, o texto destaca a criação de uma revista, intitulada Lumen, por meio da qual o Grupo publicou suas teses sobre o educar e o instruir, tendo como referência as experiências da Escola Oficina Nº 1 de Lisboa e da Escola Moderna de Ferrer y Guardia, em Barcelona. A perspectiva de análise adotada pelo autor situa a imprensa no terreno da história social, no âmbito do qual ela é concebida como um conjunto de práticas constitutivas do social. Por meio da imprensa, o Grupo Lumen propôs um programa de instrução laica, científica e livre como condição necessária à criação de uma sociedade ácrata.

Keywords : Anarcossindicalismo; Formação Libertária; Revista Lumen; Portugal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )