SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Muerte y pedagogía cívica en el contexto republicano portugués: los funerales de los "grandes muertos" en las primeras décadas del Siglo XXLa ciudadanía en la Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos: publicaciones entre 1995 y 2013 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

BARREIRA, Luiz Carlos. Educar ou instruir? Narrativas anarcossindicalistas nos primeiros anos da República Portuguesa: Revista Lumen (Lisboa, 1911-1913). Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp.213-231. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-13.

Este artigo focaliza as ações de um grupo de intelectuais portugueses no início do século XX que se apresentava como anarcossindicalista. Autodenominado Grupo Lumen, suas ações visavam à formação do ser social. Dentre tais ações, o texto destaca a criação de uma revista, intitulada Lumen, por meio da qual o Grupo publicou suas teses sobre o educar e o instruir, tendo como referência as experiências da Escola Oficina Nº 1 de Lisboa e da Escola Moderna de Ferrer y Guardia, em Barcelona. A perspectiva de análise adotada pelo autor situa a imprensa no terreno da história social, no âmbito do qual ela é concebida como um conjunto de práticas constitutivas do social. Por meio da imprensa, o Grupo Lumen propôs um programa de instrução laica, científica e livre como condição necessária à criação de uma sociedade ácrata.

Palabras clave : Anarcossindicalismo; Formação Libertária; Revista Lumen; Portugal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )