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Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

BARREIRA, Luiz Carlos. Educar ou instruir? Narrativas anarcossindicalistas nos primeiros anos da República Portuguesa: Revista Lumen (Lisboa, 1911-1913). Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp.213-231. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-13.

Este artigo focaliza as ações de um grupo de intelectuais portugueses no início do século XX que se apresentava como anarcossindicalista. Autodenominado Grupo Lumen, suas ações visavam à formação do ser social. Dentre tais ações, o texto destaca a criação de uma revista, intitulada Lumen, por meio da qual o Grupo publicou suas teses sobre o educar e o instruir, tendo como referência as experiências da Escola Oficina Nº 1 de Lisboa e da Escola Moderna de Ferrer y Guardia, em Barcelona. A perspectiva de análise adotada pelo autor situa a imprensa no terreno da história social, no âmbito do qual ela é concebida como um conjunto de práticas constitutivas do social. Por meio da imprensa, o Grupo Lumen propôs um programa de instrução laica, científica e livre como condição necessária à criação de uma sociedade ácrata.

Palavras-chave : Anarcossindicalismo; Formação Libertária; Revista Lumen; Portugal.

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