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Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

SILVA, Maria Célia Leme da. História da Educação Matemática e a formação de professores primários: ensino de medidas. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp.245-259. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-15.

O estudo busca responder às questões: De que maneira o conhecimento da história da educação matemática pode contribuir para as reflexões e desafios postos nos documentos atuais? Para tanto, analisa-se como a medida de superfícies em dois momentos históricos: final do século XIX, período caracterizado pela pedagogia moderna e início do século XXI no âmbito do Plano Nacional de Alfabetização. As fontes examinadas são: Caderno do PNAIC (2014), Parecer de Rui Barbosa (1883) e a Proposta de Gabriel Prestes (1895, 1896). Propõe-se pensar e conhecer os saberes matemáticos elementares do passado em seu contexto histórico, perceber que a institucionalização da expertise participa poderosamente da produção de novos saberes no campo pedagógico, porém seu processo de legitimação, de reconhecimento por seus pares é longo, complexo e conflituoso.

Palavras-chave : PNAIC; Rui Barbosa; Gabriel Prestes; Expertise.

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