SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2La educación a nivel primario de la profesora Isabel Doraci Cardoso (1940-1944): una historia de la educación vista desde abajo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

VASCONCELOS, MARIA CELI CHAVES. Preceptoras estrangeiras para educar meninas nas casas brasileiras do século XIX. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp.285-308.  Epub 01-Mayo-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-2.

No Brasil, o século XIX foi o período em que muitas mulheres europeias, principalmente alemãs, francesas e inglesas, aportaram no país, para exercerem o ofício de preceptoras nas casas da Corte Imperial, anunciando seus préstimos pelos jornais de grande circulação na época. O estudo tem como objetivo demonstrar a incidência da chegada dessas mulheres, nos anos de 1880, para o trabalho como preceptoras nas casas das elites oitocentistas, bem como discutir as práticas de educação que desenvolviam para ensinar, notadamente, meninas. Tratase de uma pesquisa histórico-documental, cujas fontes incluem anúncios e matérias de jornais e revistas de educação e de instrução destinadas às famílias e às mulheres, além de literatura e egodocumentos, como diários e cartas, escritos pelas próprias preceptoras ou por testemunhos dessa prática. Conclui-se que a educação, a cargo de preceptoras europeias, era considerada uma distinção social e continha práticas de educação análogas aos modelos escolares europeus.

Palabras clave : Educação doméstica de meninas; Preceptoras; Brasil oitocentista.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )