SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2La educación a nivel primario de la profesora Isabel Doraci Cardoso (1940-1944): una historia de la educación vista desde abajoEducación formativa de una líder política de Ceará: Maria Luiza Fontenele (1950-1965) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

ARAUJO, MARTA MARIA DE  y  VIEIRA, CRISTINA MARIA COIMBRA. Educação em nível secundário de moças de Natal e de Coimbra (1941-1948). Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp.328-342.  Epub 01-Mayo-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-4.

No ano de 1941, as jovens Petronila da Silva Neri e Maria Isabel Dinis Pedroso de Lima Gonçalves Neves ingressaram no curso secundário do Ateneu Norte Riograndense (NatalBrasil) e no ensino liceal do Liceu Nacional Infanta D. Maria (Coimbra-Portugal). O trabalho, no que concerne à análise do corpus documental, fundamentou-se no entendimento de formação escolar e de autoformação feminina, de Pierré Dominicé (2014), com o objetivo de refletir sobre as dimensões formativas e autoformativas dessas jovens nos correspondentes cursos secundário e liceal, de 1941 a 1948. Em termos de conclusão, a análise histórica a que se procedeu revela que a formação escolar completa e uniforme e igualmente a autoformação das estudantes Petronila da Silva Neri e Maria Isabel Neves foram análogas às interações intergeracionais e às interações intrageracionais, planificadas por legislação especifica, normatizações e programa de estudo em razão de propósitos formativos universalizáveis e em face de uma “unidade geracional” dessa juventude estudantil.

Palabras clave : Educação de mulheres; Ateneu Norte Riograndense; Liceu Nacional Infanta D; Maria.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )