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Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

FIALHO, LIA MACHADO FIUZA  y  FREIRE, VITÓRIA CHÉRIDA COSTA. Educação formativa de uma líder política cearense: Maria Luiza Fontenele (1950-1965). Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp.343-364.  Epub 01-Mayo-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-5.

O trabalho objetiva compreender o processo formativo na educação familiar, primária, secundária e universitária, bem como a inserção política (1950-1965) de Maria Luiza Fontenele, professora, educadora, política - a primeira mulher prefeita de uma capital brasileira - a cidade de Fortaleza-Ceará. Visando a esse alcance, utiliza-se a metodologia da História Oral no gênero biográfico (MEIHY; HOLANDA, 2007) para a coleta das entrevistas livres e a análise das narrativas. Constata-se que o curso formativo de Maria Luiza Fontenele começa com a alfabetização, em casa, com professora leiga, prosseguindo com a educação primária e secundária, respectivamente, no Colégio Sagrado Coração de Jesus e Colégio Nossa Senhora de Lurdes, com ideário mariano. A educação secundária, no Liceu do Ceará, ocorreu em concomitância com a formação política iniciada no Grêmio Estudantil e na Juventude Estudantil Católica. A educação superior na Universidade Federal do Ceará, no curso de Serviço Social, favoreceu-lhe o engajamento no Movimento Estudantil e a atuação sociopolítica, em especial na comunidade do Pirambu.

Palabras clave : Formação escolar; Formação política; Educação de Mulheres.

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