SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2The Diccionario de Pedagogía by Labor, Barcelona (1936): the iconic-textual construction of a pedagogic discourse linked to the ideals of the “New School”The art teaching at the Escola Nova in Minas Gerais from the perspective of the Revista do Ensino between 1927 and 1933 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

MATHIAS, CARMEN VIEIRA  and  QUADROS, CLAUDEMIR DE. Escolarização da aritmética e produção de manuais escolares no Rio Grande do Sul no início do século 20. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp.399-418.  Epub May 01, 2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-8.

Por meio deste texto propõe-se a perceber como definições legais repercutiram na escolarização da Aritmética e na produção de manuais escolares no Rio Grande do Sul no início do século 20. Para tanto, dedica-se atenção ao que foi estabelecido no decreto n. 239, de 5 de junho de 1899, por meio do qual se aprovaram os programas do ensino elementar e complementar para o Estado do Rio Grande do Sul, e a sua relação com um manual didático para o ensino de Aritmética publicado em São Leopoldo/RS, por Luís Schuler em 1904. Em termos gerais, percebeu-se que os conteúdos abordados no livro guardam estreita relação com o texto legal, apesar de pequenas incoerências.

Keywords : História da Educação; Manuais Escolares; Ensino de Matemática; Aritmética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )