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Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

MATHIAS, CARMEN VIEIRA  y  QUADROS, CLAUDEMIR DE. Escolarização da aritmética e produção de manuais escolares no Rio Grande do Sul no início do século 20. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp.399-418.  Epub 01-Mayo-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-8.

Por meio deste texto propõe-se a perceber como definições legais repercutiram na escolarização da Aritmética e na produção de manuais escolares no Rio Grande do Sul no início do século 20. Para tanto, dedica-se atenção ao que foi estabelecido no decreto n. 239, de 5 de junho de 1899, por meio do qual se aprovaram os programas do ensino elementar e complementar para o Estado do Rio Grande do Sul, e a sua relação com um manual didático para o ensino de Aritmética publicado em São Leopoldo/RS, por Luís Schuler em 1904. Em termos gerais, percebeu-se que os conteúdos abordados no livro guardam estreita relação com o texto legal, apesar de pequenas incoerências.

Palabras clave : História da Educação; Manuais Escolares; Ensino de Matemática; Aritmética.

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