SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2The art teaching at the Escola Nova in Minas Gerais from the perspective of the Revista do Ensino between 1927 and 1933Evaluation notebook: a proposal of analysis about cultures and school practices of Nossa Senhora de Lourdes School, Farroupilha/RS/Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

ARRIADA, EDUARDO  and  TAMBARA, ELOMAR. Maçonaria e Educação - Poucos mas bons. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp.439-459.  Epub May 01, 2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-10.

Esta investigação teve como escopo analisar a relação entre instituição maçônica brasileira e educação. Caracterizou-se o processo de elitização que distingue aquela organização social. Tal processo significou a congregação de um grupo extremamente qualificado tanto em termos acadêmicos como financeiros. Quanto à educação verificou-se que esta foi uma preocupação sempre presente na pauta das diversas lojas maçônicas. Apesar desta priorização observou-se que, a despeito de algumas iniciativas pioneiras neste sentido, os resultados, como um todo, foram relativamente acanhados.

Keywords : Educação e Maçonaria; História da Educação; Instituições Educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )