SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2La enseñanza del arte en la Escola Nova en Minas Gerais bajo la perspectiva de la Revista do Ensino entre los años 1927 y 1933El cuaderno de pruebas: Una propuesta de análisis sobre culturas y prácticas escolares del Colegio Nuestra Señora de Lourdes, Farroupilha/RS/Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

ARRIADA, EDUARDO  y  TAMBARA, ELOMAR. Maçonaria e Educação - Poucos mas bons. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp.439-459.  Epub 01-Mayo-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-10.

Esta investigação teve como escopo analisar a relação entre instituição maçônica brasileira e educação. Caracterizou-se o processo de elitização que distingue aquela organização social. Tal processo significou a congregação de um grupo extremamente qualificado tanto em termos acadêmicos como financeiros. Quanto à educação verificou-se que esta foi uma preocupação sempre presente na pauta das diversas lojas maçônicas. Apesar desta priorização observou-se que, a despeito de algumas iniciativas pioneiras neste sentido, os resultados, como um todo, foram relativamente acanhados.

Palabras clave : Educação e Maçonaria; História da Educação; Instituições Educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )