SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Freemasonry and Education - Few but goodNigeria’s 1969 Curriculum Conference: a practical approach to educational emancipation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

BELUSSO, GISELE  and  LUCHESE, TERCIANE ÂNGELA. O caderno de sabatinas: uma proposta de análise sobre culturas e práticas escolares do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha (Rio Grande do Sul/Brasil). Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp.460-478.  Epub May 01, 2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-11.

O presente artigo comunica resultados de pesquisa na temática da História da Educação, atentando para o processo histórico do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha/RS (1922-1954). Nesse sentido, tem como objetivo analisar indícios das culturas e práticas escolares a partir da cultura material. Para tanto, utilizou-se, principalmente, um caderno de sabatinas e também outros documentos, tais como o livro de atas de comemorações cívicas, livros de chamada, legislação vigente e memórias de ex-alunos e ex-professoras-religiosas. O aporte teórico é o da História Cultural e, como metodologia, foi utilizada a análise documental e a história oral. A análise permitiu perceber elementos das culturas e práticas escolares que permearam o cotidiano do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, no ensino primário, na década de 40 do século XX.

Keywords : Práticas escolares; História das instituições; Ensino Primário.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )