SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Maçonaria e Educação - Poucos mas bonsConferência Curricular Nigéria 1969: uma abordagem prática para a emancipação educativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

BELUSSO, GISELE  e  LUCHESE, TERCIANE ÂNGELA. O caderno de sabatinas: uma proposta de análise sobre culturas e práticas escolares do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha (Rio Grande do Sul/Brasil). Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp.460-478.  Epub 01-Maio-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-11.

O presente artigo comunica resultados de pesquisa na temática da História da Educação, atentando para o processo histórico do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha/RS (1922-1954). Nesse sentido, tem como objetivo analisar indícios das culturas e práticas escolares a partir da cultura material. Para tanto, utilizou-se, principalmente, um caderno de sabatinas e também outros documentos, tais como o livro de atas de comemorações cívicas, livros de chamada, legislação vigente e memórias de ex-alunos e ex-professoras-religiosas. O aporte teórico é o da História Cultural e, como metodologia, foi utilizada a análise documental e a história oral. A análise permitiu perceber elementos das culturas e práticas escolares que permearam o cotidiano do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, no ensino primário, na década de 40 do século XX.

Palavras-chave : Práticas escolares; História das instituições; Ensino Primário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )