SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2El cuaderno de pruebas: Una propuesta de análisis sobre culturas y prácticas escolares del Colegio Nuestra Señora de Lourdes, Farroupilha/RS/Brasil“La Telescola ... una inmensa sala de aula, de la dimension de la lusitana franja atlântica!” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

AKANBI, GRACE OLUREMILEKUN  y  ABIOLU, OLUREMI ADENIKE. Conferência Curricular Nigéria 1969: uma abordagem prática para a emancipação educativa. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp.479-490.  Epub 01-Mayo-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-12.

Após a Nigéria conseguir sua independência em 1 de outubro, 1960, o consenso geral era que havia a necessidade da emancipação educative por meio da descolonização dos conteúdos acadêmicos de educação; para tornar a educação relevante às necessidades do indivíduo e da sociedade em geral. Isso levou à organização da Conferência Curricular de 1969 que teve efeitos extensos nos conteúdos curriculares, propósitos, metas e objetivos de educação na Nigéria. No entanto, o que se obtêm no setor de educação hoje faz parecer que não havia planejamento inicial adequado para emancipação educacional. Este artigo, portanto, foca na Conferência Curricular de 1969 da Nigéria (CC) como uma abordagem prática para a emancipação educativa na Nigéria. Na estrutura conceitual da globalização da educação, a observação de Cookey (1972: xxv) durante a conferencia que, “educação então tende a produzir crianças que podem ler e escrever e passar exames e que as qualificam para emprego apenas como escriturários” foi uma importante razão para a conferência e ainda é relevante hoje em dia como uma questão principal de discussão nos resultados da nossa educação. Este é um estudo histórico; ele, portanto, emprega o método histórico de coleta de informações e fatos necessários tanto por fontes primárias quanto secundárias. Como o estudo recomenda inclusive que há uma necessidade por total revisão das políticas e filosofia educacionais da Nigéria, é esperado que a pesquisa possa sensibilizar todas as partes interessadas na Nigéria em enfatizar a importância de prover um currículo de educação funcional relevante às necessidades dos indivíduos e da sociedade em geral.

Palabras clave : Conferência curricular; Emancipação; Política Nacional de Educação; Descolonização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )