SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2O caderno de sabatinas: uma proposta de análise sobre culturas e práticas escolares do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha (Rio Grande do Sul/Brasil)“A Telescola ... é uma imensa sala de aula, do tamanho da lusitana faixa atlântica!” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

AKANBI, GRACE OLUREMILEKUN  e  ABIOLU, OLUREMI ADENIKE. Conferência Curricular Nigéria 1969: uma abordagem prática para a emancipação educativa. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp.479-490.  Epub 01-Maio-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-12.

Após a Nigéria conseguir sua independência em 1 de outubro, 1960, o consenso geral era que havia a necessidade da emancipação educative por meio da descolonização dos conteúdos acadêmicos de educação; para tornar a educação relevante às necessidades do indivíduo e da sociedade em geral. Isso levou à organização da Conferência Curricular de 1969 que teve efeitos extensos nos conteúdos curriculares, propósitos, metas e objetivos de educação na Nigéria. No entanto, o que se obtêm no setor de educação hoje faz parecer que não havia planejamento inicial adequado para emancipação educacional. Este artigo, portanto, foca na Conferência Curricular de 1969 da Nigéria (CC) como uma abordagem prática para a emancipação educativa na Nigéria. Na estrutura conceitual da globalização da educação, a observação de Cookey (1972: xxv) durante a conferencia que, “educação então tende a produzir crianças que podem ler e escrever e passar exames e que as qualificam para emprego apenas como escriturários” foi uma importante razão para a conferência e ainda é relevante hoje em dia como uma questão principal de discussão nos resultados da nossa educação. Este é um estudo histórico; ele, portanto, emprega o método histórico de coleta de informações e fatos necessários tanto por fontes primárias quanto secundárias. Como o estudo recomenda inclusive que há uma necessidade por total revisão das políticas e filosofia educacionais da Nigéria, é esperado que a pesquisa possa sensibilizar todas as partes interessadas na Nigéria em enfatizar a importância de prover um currículo de educação funcional relevante às necessidades dos indivíduos e da sociedade em geral.

Palavras-chave : Conferência curricular; Emancipação; Política Nacional de Educação; Descolonização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )