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Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

ALVES, LUÍS ALBERTO  e  LIMA, RUI GUIMARÃES. “A Telescola ... é uma imensa sala de aula, do tamanho da lusitana faixa atlântica!”. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp.491-514.  Epub 01-Maio-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-13.

Enquanto subsistema educativo no quadro político do Estado Novo português (1926-1974), a Telescola surge-nos como um meio tecnologicamente inovador e com uma capacidade de multiplicar destinatários. Este encontro auspicioso entre tecnologia e alunos, garantia ao regime a possibilidade de encurtar os níveis de analfabetismo e aumentar os anos de escolaridade. Ouvir os representantes da Nação nos seus discursos no âmbito do poder legislativo é pressentir o pensamento do regime, da época, mas também o desencontro entre o que se passava em Portugal e no Mundo. Ajuda-nos também a ver argumentos, dados comparativos e lógicas de investimento útil. Permite-nos compreender a dinâmica que a geração dos engenheiros procurou incutir ao regime, elegendo a educação como eixo central do desenvolvimento. A instalação da Telescola e a sua permanência para além de 1974 é mais uma prova da significância da sua implementação.

Palavras-chave : Telescola; Ciclo Preparatório TV; Escolaridade; Televisão Educativa.

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