SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2“A Telescola ... é uma imensa sala de aula, do tamanho da lusitana faixa atlântica!”Entre a moral, a ciência e a doutrina: os discursos educacionais e a profissão docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

CRUZ, PAULA LORENA C. ALBANO DA  e  STAMATTO, MARIA INÊS S.. "Na Grande Pátria, Nossa Tão Amada, o Culto que lhe Devemos": o Ensino de História no Grupo Escolar Barão de Mipibu - RN (1909-1920). Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp.515-530.  Epub 01-Maio-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-14.

O presente trabalho tem por objeto de pesquisa o ensino de História no Grupo Escolar Barão de Mipibu - RN de 1909 a 1920. O seu objetivo é discutir como essa disciplina tornou-se elemento colaborador na formação do imaginário social republicano. As fontes analisadas na pesquisa foram Diários de Classe e o livro didático de História da instituição. O estudo se encontra inserido na História da Educação. Como aporte teórico foi utilizado as contribuições de Carvalho (1990) sobre a formação do imaginário social na República brasileira e Chervel (1990) acerca da História das disciplinas escolares. O trabalho possibilitou a compreensão da organização da disciplina História no Brasil ao longo dos tempos e de forma particular como via de contribuição da formação do cidadão brasileiro no início da República.

Palavras-chave : Ensino de História; Grupo Escolar; Imaginário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )