SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2"En La Gran Patria, Nuestra Tan Amada, El Culto Que Le Debemos": La Enseñanza De Historia En El Grupo Escolar Barão De Mipibu - Rn (1909-1920).Alfabetizadoras de la EJA: entre los Recuerdos, el Conocimiento y las Vivencias (1940-1960) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

CANDIDO, RENATA MARCÍLIO  y  LOURENCO, ARLINDO DA SILVA. Entre a moral, a ciência e a doutrina: os discursos educacionais e a profissão docente. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp.531-545.  Epub 01-Mayo-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-15.

O artigo analisa os discursos veiculados pela Revista de Ensino (1902-1918), especialmente, aqueles relacionados à formação e à identidade dos professores, comparando-os aos da grande mídia produzidos a partir do que se convencionou chamar de "Escola sem Partido", no início deste século. Trata-se de um relato de pesquisa fundamentado em estudiosos da área que almeja retomar como se definiram as características relacionadas à docência num contexto considerado fundamental para a constituição do campo educacional paulista: finais do século XIX e início do XX, e das temáticas que figurariam como definidoras dos debates na área pelos anos seguintes. Organizaram-se os textos selecionados em categorias de análise relacionadas às características profissionais e pessoais dos professores e as formas pelas quais deveriam compreender e atuar no âmbito do ensino. As análises empreendidas revelam o discurso dual e ambíguo definidor da profissão, ora apresentada como um sacerdócio, ora fundamentando sua profissionalização nos métodos científicos.

Palabras clave : Profissão Docente; História da Educação; Escola sem Partido.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )