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vol.17 número3A presidência de província e a instrução pública como fatores de ampliação do espaço público no Império brasileiro 1 Este artigo resulta das pesquisas que vimos realizando, no âmbito da História da Educação, com vistas a compreender as relações estabelecidas entre a administração provincial e o governo da Corte, em especial, a circulação geográfica dos presidentes de província e suas implicações na administração da instrução pública. Projetos de pesquisa: “Política e educação na Província de Minas Gerais: implicações da alta rotatividade no cargo de presidente na formulação das políticas de instrução pública primária (1850-1889)”- Edital Demanda Universal 01/2014 - FAPEMIG e Edital FAPEMIG 03/2016 (BIPDT); “O Império das Minas Gerais: relações entre política, poder, educação e cultura na administração dos negócios da província (1834-1889) – Edital Universal MCTI/CNPq nº 01/2016; Subprojeto de pesquisa: Espaço público e educação no Brasil Imperial: a trajetória política de Herculano Ferreira Penna (1811- 1867), Edital FAPEMIG 03/2017 (BIPDT). Os projetos fazem parte do Acordo Interinstitucional vinculado ao Programa do Pensar a Educação Pensar o Brasil (UFMG). índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
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Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

GOMES, MARCILAINE SOARES INÁCIO; FARIA FILHO, LUCIANO MENDES DE  e  MESQUITA, ILKA MIGLIO DE. Education in the public space: the civic pedagogy of the Minas Gerais newspapers in the regency period

English version of Thadeu Vinícius Souza Teles. E-mail: thadeuvinicius@hotmail.com

. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp.604-626.  Epub 07-Abr-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-2.

The purpose of this article is to show, from newspapers, the use of public space by the associations in Minas Gerais, during the regency period, in the configuration of an education plan, in view of the civic pedagogy of disciplining, educating, civilizing and moralizing. Its educational projects are understood as political-cultural projects, defined in relation to two phenomena that are intertwined and complementary, yet distinct: the diffusion of the Lights and the configuration of a public sphere of power.

Palavras-chave : associations in Minas Gerais; newspapers; regency period.

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