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vol.17 número3A presidência de província e a instrução pública como fatores de ampliação do espaço público no Império brasileiro 1 Este artigo resulta das pesquisas que vimos realizando, no âmbito da História da Educação, com vistas a compreender as relações estabelecidas entre a administração provincial e o governo da Corte, em especial, a circulação geográfica dos presidentes de província e suas implicações na administração da instrução pública. Projetos de pesquisa: “Política e educação na Província de Minas Gerais: implicações da alta rotatividade no cargo de presidente na formulação das políticas de instrução pública primária (1850-1889)”- Edital Demanda Universal 01/2014 - FAPEMIG e Edital FAPEMIG 03/2016 (BIPDT); “O Império das Minas Gerais: relações entre política, poder, educação e cultura na administração dos negócios da província (1834-1889) – Edital Universal MCTI/CNPq nº 01/2016; Subprojeto de pesquisa: Espaço público e educação no Brasil Imperial: a trajetória política de Herculano Ferreira Penna (1811- 1867), Edital FAPEMIG 03/2017 (BIPDT). Os projetos fazem parte do Acordo Interinstitucional vinculado ao Programa do Pensar a Educação Pensar o Brasil (UFMG).“Los forjadores de hombres”: Disputas por el control de las escuelas y el espacio público en comunidades mineras mexicanas, 1917-1978 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
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Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

ZICA, MATHEUS DA CRUZ E  y  OLIVEIRA, PATRÍCIA BARROS DE. Modelos de Espaço Público em contraste: Imprensa e Modernidade Seletiva nas Províncias da Paraíba e Pernambuco (1870-1880). Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp.650-667.  Epub 08-Mayo-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-4.

Este artigo procura elucidar o debate que se constituiu pela imprensa ao longo das décadas de 1870 e 1880 nas províncias brasileiras da Paraíba e de Pernambuco em torno do modelo francês de monarquia parlamentar que contrastava com o federalismo republicano dos EUA. Assumindo o lugar de formadora da opinião pública a imprensa procurou trazer destaque para a questão do Espaço Público na medida em que modos distintos de se lidar com ele estavam em jogo em cada um daqueles modelos políticos internacionais idealizados. Também foram mapeadas algumas relações que os jornais analisados indiciaram entre os debates sobre o Espaço Público e as retóricas de modernidade que os acompanhavam. Com frequência a questão da ciência e da técnica pareceu eclipsar a dimensão do conflito que é próprio do universo político e da esfera pública, unificando os olhares em torno de um deslumbramento com as benfeitorias materiais que o século prometia.

Palabras clave : Espaço Público; Formação; Imprensa.

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