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vol.17 número3A presidência de província e a instrução pública como fatores de ampliação do espaço público no Império brasileiro 1 Este artigo resulta das pesquisas que vimos realizando, no âmbito da História da Educação, com vistas a compreender as relações estabelecidas entre a administração provincial e o governo da Corte, em especial, a circulação geográfica dos presidentes de província e suas implicações na administração da instrução pública. Projetos de pesquisa: “Política e educação na Província de Minas Gerais: implicações da alta rotatividade no cargo de presidente na formulação das políticas de instrução pública primária (1850-1889)”- Edital Demanda Universal 01/2014 - FAPEMIG e Edital FAPEMIG 03/2016 (BIPDT); “O Império das Minas Gerais: relações entre política, poder, educação e cultura na administração dos negócios da província (1834-1889) – Edital Universal MCTI/CNPq nº 01/2016; Subprojeto de pesquisa: Espaço público e educação no Brasil Imperial: a trajetória política de Herculano Ferreira Penna (1811- 1867), Edital FAPEMIG 03/2017 (BIPDT). Os projetos fazem parte do Acordo Interinstitucional vinculado ao Programa do Pensar a Educação Pensar o Brasil (UFMG).“Os forjadores de homens”: Disputas pelo controle das escolas e pelo espaço público em comunidades mineiras mexicanas, 1917-1978 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
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Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

ZICA, MATHEUS DA CRUZ E  e  OLIVEIRA, PATRÍCIA BARROS DE. Models of Public Space in contrast: Press and Selective Modernity in the Provinces of Paraíba and Pernambuco (1870-1880). Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp.650-667.  Epub 08-Maio-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-4.

This article seeks to elucidate the debate that was constituted by the press throughout the 1870s and 1880s in the Brazilian provinces of Paraíba and Pernambuco around the French model of parliamentary monarchy that contrasted with the republicanism of the USA. Taking over the role of public opinion maker, the press sought to highlight the issue of the Public Space since that distinct ways of dealing with it was considered in each of those idealized international political models. This article also mapped some relations that the newspapers analyzed betrayed between the debates on the Public Space and the rhetoric of modernity that accompanied them. Often the question of science and technique seemed to eclipse the dimension of conflict that is proper to the political universe and the public sphere, unifying the glances around a dazzle with the material improvements that the century promised.

Palavras-chave : Public Space; Formation; Press.

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