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Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

ESQUIVEL, RENÉ MEDINA. “Os forjadores de homens”: Disputas pelo controle das escolas e pelo espaço público em comunidades mineiras mexicanas, 1917-1978. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp.668-690.  Epub 08-Maio-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-5.

O projeto educativo dos governos posrevolucionairos tiveram especial importancia no proceso de consolidação do novo Estado e no estabelecimento de uma aliança com os trabalhadores da mineiração, a fim de disputar o controle desta industria às grandes empresas transnacionais. AConstituição mexicana de 1917 eliminou a concepção liberal das leis e restabeleceu o principio de dominio e propriedade da nação sobre os bens do subsolo. Mas o Estado mexicano teve que emprender uma longa luta para disputar com as empresas estrangeiras o controle sobre aspectos económicos, laboráis, tributarios e sociais da mineiração. O propósito deste trabalho é mostrar esta relação confitiva no marco das comunidades mineiras no âmbito de disputas pelo controle das escolas e o espaço público.

Palavras-chave : Projeto de “enclave”; projeto nacionalista posrevolucionario; comunidades mineiras.

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