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Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

GUIMARAES, ANSELMO  e  SOUZA, JOSEFA ELIANA. A Língua Espanhola e a Educação Militar no Brasil (1905-1920). Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp.716-733.  Epub 07-Maio-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-7.

Este estudo é o resultado da investigação do processo de institucionalização do ensino de espanhol na educação militar brasileira, de 1905 a 1920, buscando delinear as finalidades políticas e culturais. O objetivo foi investigar as justificativas para a entrada do espanhol no ensino militar, no período de 1905, quando o idioma foi inserido oficialmente no currículo militar, mediante Decreto nº 5.698 e, finalizou em 1920, após reformularem os regulamentos militares e o ensino de espanhol deixar de ser oferecido no âmbito militar. Para tanto, foram utilizados a legislação educacional e textos jornalísticos, bem como pressupostos teóricos da história das disciplinas escolares.

Palavras-chave : Educação Militar; História do Ensino de Espanhol; História das Disciplinas Escolares.

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