SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3The Spanish Language and Military Education in Brazil (1905-1920) 1 English version for Karoline Izabela Maria Santos Santana. E-mail: izabela.santana@hotmail.comCurriculum and Physical Education: an analysis of the document of 1978 Minas Gerais 1 English version for Jackson Leocadio da Silva. E-mail: jackdoorspider@yahoo.com.br author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

CURY, CARLOS ROBERTO JAMIL. A Educação na Constituinte do Estado de Minas Gerais (Brasil) - 1947. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp.734-762.  Epub May 07, 2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-8.

Este texto visa verificar o processo de tramitação do direito à educação na Constituinte do Estado de Minas Gerais - Brasil no ano de 1947. O Brasil, país federativo, atribuía aos Estados o respeito às diretrizes e bases da educação nacional e a capacidade de desenvolvimento de seus sistemas de ensino em suas Constituições. Ao mesmo tempo, a Constituição determinava que os Estados deveriam elaborar suas Constituições devido à sua autonomia e à descentralização de competências no campo da educação. Este estudo se insere dentro de pesquisas e estudos interessados na relação entre processos parlamentares e educação. O estudo das fontes evidenciou que a Constituinte Mineira de 1947 se desincumbiu do dever posto na Constituição Federal. Busca-se tanto apontar o texto final como o processo que o constituiu. As fontes documentais foram a matéria-prima de consulta nos Anais da Assembleia Constituinte na biblioteca e arquivos da Assembleia Legislativa Estadual de Minas Gerais e no Arquivo Público Mineiro. Bibliotecas de universidades e do setor público também foram investigadas. O capítulo próprio da educação ganharia um desenho mais detalhado por meio de leis infraconstitucionais.

Keywords : Constituinte e educação; Educação e Constituinte Mineira; Direito à Educação e Processo Constituinte.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )