SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3La Lengua Española y la Educación Militar en Brasil (1905-1920) 1 Versión en español por Anselmo Guimarães. E-mail: anselmo.guima@gmail.comCurrículo e Educação Física: uma análise do documento de Minas Gerais de 1978 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

CURY, CARLOS ROBERTO JAMIL. A Educação na Constituinte do Estado de Minas Gerais (Brasil) - 1947. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp.734-762.  Epub 07-Mayo-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-8.

Este texto visa verificar o processo de tramitação do direito à educação na Constituinte do Estado de Minas Gerais - Brasil no ano de 1947. O Brasil, país federativo, atribuía aos Estados o respeito às diretrizes e bases da educação nacional e a capacidade de desenvolvimento de seus sistemas de ensino em suas Constituições. Ao mesmo tempo, a Constituição determinava que os Estados deveriam elaborar suas Constituições devido à sua autonomia e à descentralização de competências no campo da educação. Este estudo se insere dentro de pesquisas e estudos interessados na relação entre processos parlamentares e educação. O estudo das fontes evidenciou que a Constituinte Mineira de 1947 se desincumbiu do dever posto na Constituição Federal. Busca-se tanto apontar o texto final como o processo que o constituiu. As fontes documentais foram a matéria-prima de consulta nos Anais da Assembleia Constituinte na biblioteca e arquivos da Assembleia Legislativa Estadual de Minas Gerais e no Arquivo Público Mineiro. Bibliotecas de universidades e do setor público também foram investigadas. O capítulo próprio da educação ganharia um desenho mais detalhado por meio de leis infraconstitucionais.

Palabras clave : Constituinte e educação; Educação e Constituinte Mineira; Direito à Educação e Processo Constituinte.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )