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Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

VERAS, LOYDE ANNE CARREIRO SILVA  e  ORLANDO, EVELYN DE ALMEIDA. Os sentidos de uma vida: a construção de si e do grupo na materialidade de uma autobiografia. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp.799-820.  Epub 07-Maio-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-11.

Este artigo parte de uma análise do livro 8:28, a autobiografia de Eva Yarwood Mills publicada em 1976, em Lancaster, Estados Unidos. Eva Mills veio da Inglaterra para o Brasil como uma missionária protestante no período de 1928 a 1959, aposentando-se nos Estados Unidos. A partir da materialidade do 8:28, procuramos identificar os sentidos acionados pela autora nas representações tanto de si quanto do grupo religioso ao qual ela pertencia. Conjuntamente exploramos os elementos do pacto autobiográfico e discutimos as estratégias acionadas a partir da relação entre editor, autora-narradora-personagem e público leitor. Identificamos uma narrativa rica em sentidos e caminhos de possíveis análises, capazes de suscitar questões relevantes, como as estratégias usadas na representação de uma vida, os usos da autobiografia na construção identitária de um sujeito e do grupo que faz parte e o lugar da educação na vida desta personagem. Apesar de Eva Mills ser uma professora e construir-se por meio da educação, é na relação com o grupo religioso da sua velhice que ela se reelabora enquanto missionária e legitima-se como educadora a serviço de uma missão protestante europeia-americana (auto)definida como civilizadora.

Palavras-chave : Educação. Autobiografia. Protestantismo..

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