SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3La trayectoria histórico-normativa de las políticas curriculares de graduación tecnológica en Brasil: cursos superiores de tecnología (LDB 4024/61 a 9394/96)Inmigración, escuela y construcción nacional: algunas notas sobre la República Argentina. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

CAMPOS, RAQUEL DISCINI DE. Os confins paulistas na Revolução Constitucionalista de 1932: uma análise do bandeirantismo na região da Alta Araraquarense

Artigo resultante de pesquisa financiada pelo Cnpq e pela Fapemig, a partir das discussões ocorridas no âmbito do Grupo de Pesquisas História da Educação e História Regional.

. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp.837-854.  Epub 07-Mayo-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-13.

O artigo discute a reconstrução sucedida nas primeiras décadas do século XX, na região Noroeste Paulista, também conhecida como Alta Araraquarense, da mitologia em torno da figura do bandeirante. Parte das pesquisas realizadas pelo geógrafo Pierre Monbeig e pela socióloga Maria Isaura Pereira de Queiroz para tratar, por intermédio da análise da imprensa local, da ressignificação de antigas simbologias bandeirantes naquelas plagas, num período de franca expansão territorial e capitalista. Apresenta informações sobre os usos dados às instituições escolares ao longo da Revolução Constitucionalista de 1932, ápice do que se convencionou nomear como epopea bandeirante, além de discutir algumas práticas e representações dos sujeitos escolares envolvidos no conflito.

Palabras clave : Noroeste Paulista; Bandeirantismo; História da Educação Regional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )