SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3The limits if Sao Paulo in the Constitutionalist Revolution of 1932: an analysis of bandeirantismo in the northwest.History and Historiography of Physical Education: concepts and research methods author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

GUTIERREZ, XOSÉ MANUEL MALHEIRO. Imigração, escola e construção nacional: algumas notas sobre a República Argentina. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp.855-882.  Epub May 07, 2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-14.

A população que forma a o fim de século na Argentina é uma enxurrada de culturas, línguas e influências ideológicas que a estrutura política do novo Estado procura padronizar e consolidar sob um sentimento identitário que necessariamente deve começar pela formação na escola. Este trabalho apresenta algumas anotações sobre a tendência de diferentes grupos de imigrantes em manter e preservar a sua identidade no seu destino através das suas próprias experiências educativas e nas próprias estratégias do Estado para criar instrumentos legislativos que ajudem a construir um sentido de pertença, inerente à formação de um novo cidadão no novo período político pós-colonial. Em ambos os aspectos da mesma realidade, a escola desempenha um papel fundamental.

Keywords : Imigração argentina; educação e ideologia; legislação educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )