SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Los confines paulistas en la Revolución Constitucionalista de 1932: un análisis del bandeirantismo en la región de Alta AraraquarenseHistoria y Historiografía de la Educación Física: concepciones y métodos de investigación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

GUTIERREZ, XOSÉ MANUEL MALHEIRO. Imigração, escola e construção nacional: algumas notas sobre a República Argentina. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp.855-882.  Epub 07-Mayo-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-14.

A população que forma a o fim de século na Argentina é uma enxurrada de culturas, línguas e influências ideológicas que a estrutura política do novo Estado procura padronizar e consolidar sob um sentimento identitário que necessariamente deve começar pela formação na escola. Este trabalho apresenta algumas anotações sobre a tendência de diferentes grupos de imigrantes em manter e preservar a sua identidade no seu destino através das suas próprias experiências educativas e nas próprias estratégias do Estado para criar instrumentos legislativos que ajudem a construir um sentido de pertença, inerente à formação de um novo cidadão no novo período político pós-colonial. Em ambos os aspectos da mesma realidade, a escola desempenha um papel fundamental.

Palabras clave : Imigração argentina; educação e ideologia; legislação educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )