SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Immigration, school and national construction: some notes on the Argentine Republic. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

GRANJA, YCARO OLIVEIRA DO  and  MIARKA, BIANCA. História e Historiografia da Educação Física: concepções e métodos de pesquisa. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp.883-896.  Epub May 07, 2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-15.

Este artigo traz uma discussão sobre as diferentes abordagens e métodos de pesquisas científicas na área de História e Historiografia da Educação Física realizados no Brasil. Para isso, realizou-se a análise de trabalhos publicados em uma base eletrônica de dados, a Scientific Eletronic Library Online (SciELO). A busca foi feita com as palavras-chave e/ou termos específicos indexados: “história” e “historiografia” em combinação com o termo “Educação Física”. Como resultado, foram encontradas 36 publicações, as quais mostraram que no Brasil as pesquisas trazem problemas diacromiais e semelhantes, no que se refere às modificações de métodos de ensino escolar, mudanças políticas e o foco higienista que são desafios associados à sociedade e à cultura nacional. A partir disso, foi possível traçar um panorama com discussão sobre limitações e recomendações para estudos futuros relacionados com história e historiografia da Educação Física.

Keywords : História; Historiografia; Educação Física; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )