SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Inmigración, escuela y construcción nacional: algunas notas sobre la República Argentina. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

GRANJA, YCARO OLIVEIRA DO  y  MIARKA, BIANCA. História e Historiografia da Educação Física: concepções e métodos de pesquisa. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp.883-896.  Epub 07-Mayo-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-15.

Este artigo traz uma discussão sobre as diferentes abordagens e métodos de pesquisas científicas na área de História e Historiografia da Educação Física realizados no Brasil. Para isso, realizou-se a análise de trabalhos publicados em uma base eletrônica de dados, a Scientific Eletronic Library Online (SciELO). A busca foi feita com as palavras-chave e/ou termos específicos indexados: “história” e “historiografia” em combinação com o termo “Educação Física”. Como resultado, foram encontradas 36 publicações, as quais mostraram que no Brasil as pesquisas trazem problemas diacromiais e semelhantes, no que se refere às modificações de métodos de ensino escolar, mudanças políticas e o foco higienista que são desafios associados à sociedade e à cultura nacional. A partir disso, foi possível traçar um panorama com discussão sobre limitações e recomendações para estudos futuros relacionados com história e historiografia da Educação Física.

Palabras clave : História; Historiografia; Educação Física; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )